quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Galette de Rois


O dia de Reis já vai longe, mas não podia deixar de partilhar aqui este doce que fiz!
Uma das coisas que mais gosto no facto de ter iniciado a minha família é podermos criar as nossas tradições! Gosto de saber que há coisas que são nossas, que sabemos que têm sentido e que para nós nos dizem muito!
E das muitas tradições da época de Natal algumas são recriadas lá por casa, outras são só nossas! No dia de Reis é suposto haver bolo-rei, mas lá por casa não gostamos muito (dispensamos bem as frutas cristalizadas)! O bolo-raínha, o nosso favorito, este ano pregou-nos uma partida, porque cheirava maravilhosamente bem e estivemos a guardá-lo para a consoada! Quando o fomos abrir, com muita expectativa, tinha imensas frutas cristalizadas por dentro, enquanto os frutos secos só faziam parte da cobertura.
Assim, depois de ver em muitos blogues, resolvi iniciar uma nova tradição de dia de Reis: a Gallete de Rois! E foi uma primeira vez que já sabemos que vai ficar por costume e depois tradição porque é tão bom, tão bonito e tão fácil de fazer!
Por isso mesmo, apesar da época natalicia já ter passado, não posso deixar de colocar aqui esta receita!

Acho que a vou fazer mais vezes, de tão boa que é! Fiz mais pequeno, mas é claro que basta aumentar as quantidades para ficar maior!

Ingredientes:
1 placa de massa folhada
90gr de açúcar
90gr de manteiga (mais uma noz para pincelar a massa folhada)
90gr de amêndoa ralada
1 ovo

Preparação:
Numa tigela deite o açúcar com a manteiga à temperatura ambiente e trabalhe a massa até ligar os ingredientes. Junte a amêndoa e o ovo e mexa muito bem.
Estenda a placa de massa folhada, no meio deite o recheio e enrole de forma a parecer uma coroa. Pincele com manteiga derretida e leve ao forno a 180ºC até dourar.

8 comentários:

  1. Ai a tradição já não é o que era... Ainda bem que nós podemos mudar as tradições dentro da nossa casa, pois eu tb não só fã do bolo rei, e optaria de longe pela tua nova tradição... bjs

    ResponderExcluir
  2. Deve ser boa, tenho que fazer, pode ser que também vire tradição cá em casa.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. A galette des Rois é tradicinal cà em frança pois é no dia de épiphanie que se comemora com uma galette e esta tua està fantàstica, parabens!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Tenho que experimentar fazer! :)
    Beijoca

    ResponderExcluir
  5. Deve ser deliciosa!! :) Com amêndoa e massa folhada só pode! ;)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Amiga, aqui em casa tb ninguem gosta muito de bolo-rei, nem bolo rainha... eheheheh... estamos viciados no panetone de chocolate... !!!

    Essa tua galette-de-rois (traduzido á letra será bolacha de reis) é qualquer coisinha de deliciosa... Adorei,. é uma bela tradiçao!!!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro isto, nunca fiz mas ainda ontem fui comprar uma para matar a gula.
    Beijinho

    ResponderExcluir
  8. GOSTEI DA IDEIA...UMA DELICIA CERTAMENTE.
    BJS

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

É sempre bem vindo quem vier por bem.

Bjs