quinta-feira, 30 de junho de 2011

Pudim de Doce de Leite



Este pudim foi usado como sobremesa de um jantar com um amigo cá por casa! É rápido, fácil e acabou por ficar mesmo muito bom! O prato principal não saiu lá muito bem (foi uma receita nova, que deixou muito a desejar), mas as entradas - Pimentos Recheados - e a sobremesa compensaram o resto!
Ingredientes:1 lata de doce de Leite (leite condensado cozido)
2 lata (a do doce de leite como medida) de leite meio-gordo
6 ovos
1 Limão (raspa)

6 c. de sopa de Açúcar
3 c. sopa de Água
Preparação:Comecei por preparar o caramelo na forma onde ia cozer o pudim. Deitei 6 colheres de sopa de açúcar e3 colheres de sopa de água na forma, levei ao lume cerca de 4 min, até fazer um liquido cor de mel, e depois foi só untar a forma com a ajuda de uma colher.
No copo do liquidificador deitei o doce de leite, o leite, os ovos e a raspa de limão e bati até estar tudo incorporado. Deitei na taça e levei ao forno em banho maria cerca de 40min.


Nota: para a foto só restou uma fatia...

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Massa Rápida de Peixe

Mais um prato que saiu diferente daquilo que estava a contar. Ia fazer uma sopa de peixe, que adoro, mas quando cheguei a casa vi que não tinha cenouras e sem cenouras é difícil fazer a minha sopa de peixe!
Mas não me atrapalhei… Sempre ouvi dizer “que uma mulher atrapalhada é pior que um homem bêbedo”!
Se não dava para a sopa, então ia fazer uma massada! E assim foi! Saiu uma óptima massada (uma versão diferente daquela que já pus aqui), mas igualmente boa!
E o melhor de tudo é que no dia a seguir, com o que sobrou da massada fiz sopa de peixe, que ainda deu para 2 dias!
Ingredientes:
Pescada (eu usei a cabeça e o rabo)
1 barra de delicias de caranguejo
6 barras de delicias do mar
(costumo por miolo de camarão, mas não tinha)
Azeite
Sal, pimenta, 1 folha de louro, 2 cravinhos
1 ramo de coentros
2 cebolas e 1 dente de alho
½ lata de tomate pelado
Massa cotovelos
Caldo de peixe
½ copo de vinho branco
Preparação:
Comecei por cozer o peixe em água a ferver, temperada de sal, pimenta em grão, 1 cenoura e a 1 cebola, onde espetei 2 cravinhos. Depois de cozido retirei, deixei arrefecer e desfiei.
Num tacho deitei o azeite, a cebola e o alho picados e deixei alourar. Depois juntei o tomate pelado esmagado e a respectiva calda e deixei cozinhar.
Juntei um copo de vinho branco, o caldo de peixe (que achei que dava para cozer a massa), deixei ferver e juntei a massa. Deixei cozer por 8 min. Nessa altura temperei com sal e pimenta, juntei o peixe, a barra de caranguejo e as delicias do mar às rodelas e deixei cozinhar mais 2min. Desliguei, polvilhei de coentros picados e servi.

Nota - Se durante a cozedura secar, pode-se juntar mais uma concha de caldo de peixe.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Salsichas com Lombardo

De manhã costumo tirar sempre o jantar do congelador, para descongelar e ontem não foi excepção… Mas não sabia lá muito bem o que tinha tirado… Pareciam salsichas frescas, mas como não tinha etiqueta não estava certa. Pelo sim pelo não fui comprar um lombardo, porque adoro salsichas com lombardo.
Eram mesmo salsichas frescas e saíram assim, muito bem acompanhadas pelo lombardo.
Ingredientes:
4 salsichas frescas
1 lombardo
1 cebola
1 dente de alho
1 lata de tomate pelado
½ copo de vinho branco
3 c. sopa de polpa de tomate
½ caldo de legumes
1 cenoura
Sal, pimenta, salsa, coentros em pó e pimentão doce
Azeite
Preparação:
Num tacho deitei um fio de azeite, um dente de alho picado e 1 cebola picada. Deixei refogar até estar dourado. Juntei então 1 cenoura descascada e cortada em rodelas finas, o tomate, cortado aos quadrados e um ramo de salsa. Reguei com o molho do tomate (que vem na lata), juntei pimenta em grão e deixei apurar.
Entretanto lavei as folhas do lombardo inteiras e escaldei-as em água a ferver temperada de sal por cerca de 4min.
Lavei as salsichas.
No tacho pus uma camada de folhas de lombardo, temperei de sal e pimentão-doce, por cima pus as salsichas e cobri com as restantes folhas de lombardo. Num copo desfiz o ½ caldo de legumes no vinho branco, juntei os coentros em pó (cerca de ½ colher de café), mexi bem e reguei o lombardo.
Deixei apurar cerca de 20min, até o lombardo estar cozido e as salsichas também.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

2º Aniversário do Blog "O Meu refúgio Culinário"





A Mary lançou um desafio e eu aceitei! Confesso que não é fácil e demorou vários dias até ter conseguido acabar de descobrir os morangos, porque são muitos! Mas consegui!

A 2ª parte do desafio é publicar uma receita com morango! A minha já foi publicada neste blog, mas ela diz que pode ser, desde que se coloque o link. Aqui vai:
http://asementasladecasa.blogspot.com/2011/05/pavlova-de-morango.html




Esta é a minha receita para participar neste desafio! Espero que seja do agrado da Mary!

Dúvida

Estou com uma dúvida que surgiu porque sempre que posso vejo o programa "Em forma na cozinha": o que é leitelho (nem sei se é assim que se escreve)? Onde se pode adquirir, ou será que se pode usar outro ingrediente em substituição?


Desde já agradeço as explicações!

Lombinhos de Peixe com Especiarias

Cá por casa cada vez andamos mais a tentar fazer refeições equilibradas e a distribuir a carne e o peixe de forma igual! Assim, se um dia é carne, no outro é peixe e assim sucessivamente…
Esta foi uma refeição de peixe que ficou óptima! E nada como os “pozinhos mágicos”, vulgarmente conhecidos por especiarias!
Ingredientes:
2 lombinhos de pescada
1 cebola
1 pau de canela
6 grãos de pimenta
3 cravinhos
1 c. de chá de coentros em pó
2 c. de sopa de coentros frescos
1 c. de chá de alho em pó
1 c. de sopa de pó de caril
sal q.b.
azeite q.b.
Preparação:

Num tabuleiro coloquei a cebola cortada em rodelas finas, o alho em pó, as pimentas, os coentros em pó, o cravinho e o pau de canela. Misturei muito bem.
Temperei com sal e caril os lombinhos de pescada.
Coloquei-os depois sobre a cebola, polvilhei com os coentros frescos e reguei generosamente com azeite.
Levei depois ao forno previamente aquecido a 180ºC e durante a cozedura foi regando o peixe com o molho que se vai formando.
Servi com arroz branco e uma salada de tomate!

domingo, 26 de junho de 2011

Um jantar na varanda

O risoto do post anterior foi servido na varanda, com pimentos padrão e sumo de morango! Um óptimo jantar!

sábado, 25 de junho de 2011

Risoto de Camarão



Depois de me ter aventurado no risoto, não quero outra coisa! É uma delicia e não é tão difícil de fazer como pode parecer ao inicio!

Desta vez saiu um risoto de camarão, que se comeu na varanda, no fim de um Domingo passado sem fazer nada e que soube mesmo bem (quer o Domingo, quer o risoto).

Ingredientes:

(A receita foi inspirada aqui)

Azeite

Cebola, alho

150 ml de arroz arbóreo (ou outro próprio para risoto)

75 ml de vinho branco

1 l de caldo de marisco (eu fiz com um calde de marisco e duas colheres de sopa de caldo de lagosta, mas fica óptimo se utilizarem as cabeças do camarão)

400 gr de miolo de camarão cozido e descascado

Sal, pimenta, colorau

1 C. de sopa de manteiga

Salsa Picada

Preparação:

Comecei por cozer o camarão em água a ferver durante 4min, retirei, juntei à água um caldo de marisco e duas colheres de sopa de caldo de lagosta e deixei ferver. Quando ferveu, baixei o lume e deixei sempre quente, porque para adicionar ao risoto tem que estar quente.

Num tacho levei ao lume o azeite, a cebola picada e o alho e deixei refogar um pouco. Juntei de seguida o arroz e deixei refogar até ficar translúcido. Juntei o vinho branco, mexi e deixei evaporar. Juntei o colorau

Quando evaporou, juntei 1 concha de caldo de marisco, mexi até evaporar e fui adicionando o caldo até o arroz estar cozido. Rectifiquei os temperos, juntei a manteiga, deixei repousar uns segundos, polvilhei com salsa picada e servi quente!

sexta-feira, 24 de junho de 2011

"Em Forma na Cozinha"

Passei por aqui só para partilhar o gosto por um programa que descobri recentemente na SIC Mulher: "Em Forma na Cozinha". Estas três senhoras escolhem uma pessoa que precise de emagrecer alguns quilinhos, perguntam-lhe quais os seus gostos culinários, estilo de vida, aquilo de que não abdicam, o que querem mudar. Depois com estas informações todas, juntam-se com a pessoa e ensinam-lhe a cozinhar de forma mais saudável e fazem os pratos favoritos da pessoa, mas com muito menos calorias!
É muito giro para se tirar ideias! Eu aprendi no último programa, que usando aveia em bolos ou queques quem os come se sente mais saciado e por isso come menos (para além de ser rica em fibras). Ainda não experimentei, mas na próxima ida às compras a aveia vai fazer parte da lista para experimentar!

Vou passar a ver mais atentamente!

Um jantar rápido

Um dia destes estava no meu local de trabalho, cerca das 16h e apareceu um amigo meu, que estava de folga, conversa puxa conversa e fomos falar do gradeamento da varanda que ele tinha ficada de ir lá a casa pintar. Ele disse que lhe dava jeito nesse dia e eu concordei e ofereci-lhe jantar!
Mas tinha uma coisa planeada e ia ter que mudar tudo, rápido, porque ainda tinha que ir comprar a tinta e o primário por causa da ferrugem. Comecei a dar voltas e a pensar o que fazer... E lá saiu esta ementa:

Entrada:

Requeijão Assado

Prato principal:

Lasanha de carne

Sobremesa: Pudim de Citrinos

Antes da entrada e depois do meu amigo passar a lixa e o primário no gradeamento, foi servido um vinho do Porto Branco, e ao jantar foi servido um vinho tinto muito agradavél "Monte do Enforcado".

Vou por aqui a receita do Pudim de Citrinos, porque a lasanha já está por aqui e a entrada foi comida tão rápido, que não houve fotos!

quinta-feira, 23 de junho de 2011

"Sobremesas a 4 Mãos" - Queques Delicia



Estes queques são mesmo uma delicia! A receita está neste blog e vale bem a pena experimentar! Eu estava ansiosa por fazer uns queques, mas não tinha formas! Lá arranjei umas formas e resolvi mesmo fazer!

Estes foram feitos "A 4 Mãos", o que se tornou bem divertido e mais rápido! Aqui fica uma sugestão para este feriado!

Ingredientes:

100 gr de açúcar

1 ovo

200 gr de farinha

2 c. chá de fermento

sal e noz moscada (muito pouco de cada)

60 ml de óleo

180 ml de leite

Cobertura

Açúcar

3 c. de sopa de manteiga derretida

Preparação:

Começámos por bater o açúcar com o ovo até ficar um creme esbranquiçado e fofo. (Bati tudo na batedeira, para que ficassem mais fofos). Juntámos a farinha peneirada com o fermento e bati em velocidade baixa durante cerca de 3min. Misturámos a noz-de-moscada e o sal e batemos mais um pouco.

De seguida juntámos o leite, o óleo e o extracto de baunilha. Mexemos mais cerca de min. e deitámos o preparado nas formas untadas com manteiga.

Vai ao forno cerca de 15min. Cuidado com o tempo, para não secarem demais.

Desenformámos quentes, pincelámos com a manteiga derretida e passámos por açúcar.


E ficaram assim!



Deu para 20 queques!

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Trouxinhas de Frango



Este foi o prato escolhido para substituir o que experimentei antes e não saiu nada de jeito! Já tinha comprado o frango, por isso o prato principal teria que ser frango, ou então teríamos que ir comprar alguma outra coisa!

Estas trouxinhas, como lhes chamei são óptimas, vi neste blog e não me arrependi de ter feito! São óptimas para quando há convidados, porque permitem ser preparadas com antecedência e depois terminadas na altura de servir!

Ingredientes:

Coxas de frango (ou um frango inteiro partido aos pedaços)

Bacon (um fatia por cada pedaço de frango)

Mel

Molho de soja

Sementes de Sésamo

Preparação:

Comecei por lavar e tirar a pele ao frango (tiro quase sempre a pele, porque acho que fica bom e não tem tanta gordura). Deixei a escorrer. Entretanto preparei o molho: para cada colher de sopa de mel, juntei 3 colheres de sopa de molho de soja e mexi bem. Fica um molho espesso e peganhento.

Passei cada bocadinho de frango por este molho, de modo a ficar bem envolvido e enrolei numa fatia de bacon. Dispus no tabuleiro. Pincelei cada trouxinha com o molho e tapei o tabuleiro com papel de alumínio. Levei ao forno 30min. Findo este tempo destapei, voltei a pincelar com o molho e deixei tostar. Para tostar, fui virando as trouxinhas e pincelando com o molho.

Como era para servir mais tarde, ao fim dos 30min desliguei o forno e reservei. Quando estava na hora do jantar, foi só retirar o papel de alumínio e deixar tostar.

Servi com esparregado e batatas coradas.


Estava muito bom!

terça-feira, 21 de junho de 2011

Um aditamento

Só para explicar uma coisa em relação a estas entradas: são óptimas, simples de fazer e se programarmos as coisas com antecedência basta começar a fazê-las 45min antes da hora do jantar. Eu já tinha tudo no forno, as coisas todas feitas na sala, quando comecei a preparar estas entradas. Terminei alguns minutos antes da hora marcada, para ir trocar de roupa e estar disponível para receber os convidados! :)

Courgettes Grelhadas com Queijo de Cabra

(Travessa do meio)


Esta entrada é sucesso garantido!

Ingredientes:

1 Courgette

1 Queijo Chévre

Azeite

Sal

Pimenta

Ervas da Provence

Preparação:

Comecei por lavar muito bem a courgette e cortar tiras de casca, de forma a ficar com um efeito riscado depois de cortadas às rodelas. Cortei rodelas de cerca de 0,5cm e escorri.

Pincelei um grelhador de chapa com um pouco de azeite e aqueci bem. Grelhei as courgettes dos dois lados até ficarem lourinhas. Devem ficar lourinhas, mas crocantes.

Enquanto grelhava temperei de sal, pimenta e ervas da provence.

Retirei para a travessa de servir, reguei com um fio de azeite e em cima de cada rodela de courgette dispus uma rodela de queijo de cabra.


Muito bom!

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Tomatinhos Cherry Secos

(Estão nas tacinhas atrás, mas infelizmente não se vêem muito bem)

Esta é uma entrada fantástica! Fiquei fã! Não só porque não é muito comun, mas especialmente porque podemos fazer e conservar, para servir como entrada, acompanhamento para dar cor ao prato e utilizar como ingrediente em massas, bolos salgados, pizzas e tudo o mais que a imaginação ditar!

Ingredientes:

500 gr de Tomate Cherry

Azeite

Sal

Pimenta

Orégãos

Preparação:

Ligar o forno a 220º 30min antes de levar o tabuleiro ao forno. Lavar e escorrer bem os tomates. Cortar em metades. Num tabuleiro com papel vegetal dispor as metades com a parte cortada para cima. Temperar com sal, pimenta, orégãos e regar com azeite. Levar ao forno, mas no momento que se põe o tabuleiro no forno este deve estar bem quente, deve ser desligado e não se deve voltar a abrir durante 12h.

Por isso é preciso planear a altura de fazer estes tomates, porque não ficamos com o forno disponível. O ideal será à noite.

Depois é só tirar do forno e servir. Se não for para servir logo, põe-se em frascos, tapa-se com azeite e fecham-se os frascos. Conservam-se muito bem!

domingo, 19 de junho de 2011

Pimentos caramelizados

(3ªa travessa apresentada na foto)

Esta foi uma óptima experiência, que já repeti para acompanhar uns bifes que andavam lá por casa! Ficam muito bons!

Ingredientes:

1 Pimento verde

1 Pimento vermelho

2 Colheres de vinagre balsâmico

Azeite

Alho

Sal

Pimenta

Preparação:

Numa frigideira deitei um fio de azeite (até cobrir o fundo) e um dente de alho esmagado com casca, para aromatizar o azeite. Lavei e retirei as sementes aos pimentos e cortei em tiras finas (cerca de 0,5cm). Juntei à frigideira, depois de bem escorridos e deixei fritar até ficarem tenros e com uma cor dourada.

Temperei de sal e pimenta, mexi e juntei o vinagre. Envolvi bem e deixei caramelizar cerca de 3min.

sábado, 18 de junho de 2011

Cogumelos Salteados

Estas são as entradas do nosso jantar! Foram servidas na varanda, mas não há registo fotográfico desse momento, porque assim que as pessoas começam a chegar e a conversa fluí as fotografias ficam um pouco esquecidas!


Hoje fica a receitinha dos cogumelos salteados com Bacon, que é uma entrada bem agradavél, ou até mesmo uma refeição mais leve, depois da sopa...


Ingredientes:


350 gr de Cogumelos paris laminados


200 gr de Bacon


Azeite


Sal


Pimenta


Preparação:


No fundo do wok (ou frigideira larga) pus o bacon às tirinhas e dexei fritat, até ficar crocante e estalar (não adicionai gordura porque quis que o bacon libertasse a dele). Retirei, juntei 2 colheres de sopa de azeite e deitei os cogumelos, lavados e bem escorridos, deixei cozinhar até evaporar a água. Temprei com sal e pimenta e envolvi o bacon. Servi quente!

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Ementa para um jantar

Este jantar começou a ser preparado com uma semana de antecedência... Não a comida em si, mas as ideias, o que ia fazer... Primeiro escolhi um prato, experimentei, mas foi uma desilusão... Ainda bem que experimentei antes, porque senão teria sido muito complicado ao jantar. Nós comemos, mas nem de perto nem de longe estava muito bom!

Depois de muitas voltas lá encontrei o que fazer para prato principal e desta vez correu bem!

De sublinhar que uma das entradas foi trazida por um casal amigo e uma das sobremesas também.

Vamos então à ementa:

Bebidas:

Lambrusco Rosé (bem fresquinho, servido na varanda, para inaugurar a época de jantares na varanda)

Sangria tinta (feita em casa)

E um vinho tinto muito bom, que foi oferta de uns dos convidados, mas que me esqueci da marca

Entradas:

Profiteroles de atum (esta foi a entrada que o casal amigo trouxe, que estava óptima, mas da qual não tenho fotos, no entanto a ideia agradou-me bastante e um dia destes faço e depois publico)

Pimentos caramelizados

Tomatinhos Cherry secos

Cogumelos salteados com Bacon

Courgette Grelhada com Queijo de Cabra

Prato Principal:

Coxas de Frango enroladas

Batatinhas Coradas

Esparregado

Sobremesas:

Doce de Chocolate e Caramelo (este foi oferecido)

Carpaccio de Abacaxi


Foi esta a ementa do nosso jantar, que foi acompanhado de muita conversa, gargalhadas e tropelias dos nossos amiguinhos de 4 patas!

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Um arranjo para o jantar

Convidámos os colegas de faculdade para jantarem lá em casa! É sempre bom rever os antigos colegas, com quem passámos tantas horas, com rimos tanto, mas com quem também chorámos de vez em quando!
Quis que estivesse tudo perfeito (ou quase, dentro das minhas limitações) naquele jantar. E comecei pela decoração: simples, com cores neutras e estes dois regadores com flores naturais.
Ficou muito bem, porque ficou exactamente como eu queria: simples e bonito!

A ementa será posta a seguir!

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Profiteroles com Chocolate




Andava há já algum tempo para fazer profiteroles! Gosto bastante, mas um dia destes fui jantar fora, pedi de sobremesa profiteroles e fiquei bastante desiludida: estavam ainda congelados! Pensei então que era capaz de fazer uns bem melhores! E se bem o pensei, melhor o fiz. Num Domingo de manhã levantei-me cheia de vontade de fazer um belo prato de profiteroles, até porque íamos almoçar fora e eu tinha ficado de levar a sobremesa!
Ingredientes:1 caneca (230ml) de água
1 caneca (a mesma) de farinha
2 c. Sopa de manteiga
1 casca de limão
4 ovos

Recheio:1 pacote de natas frescas (menos uma colher de sopa)
3 c. sopa de açúcar em pó

Cobertura:1 chocolate negro
1c. chá de manteiga
1 c. sopa de natas
Preparação:Num tacho pus a ferver a água, com a manteiga e a casca de limão. Quando estava a ferver juntei, de uma só vez, a farinha, mexendo sempre, até se descolar do fundo do tacho e fazer uma bola. Deixei arrefecer ligeiramente e juntei os ovos, um a um, batendo bem entre cada um, para ficar bem envolvido na massa (usei a batedeira, porque esta parte é complicada).
Forrei um tabuleiro com papel vegetal e pus pequenos montes da massa no tabuleiro (com alguma distância entre eles, porque crescem ao cozer) e levei ao forno pré-aquecido a 200ºC, que depois baixei para os 180ºC, durante cerca de 20min (até estarem cozinhados e com uma bonita cor dourada).
Deixei arrefecer.
Entretanto bati as natas com o açúcar, em chantilly.
Num tachinho pus a manteiga, a colher de sopa de natas e o chocolate e deixei derreter em lume brando.
Depois é só rechear cada profiterole com uma colher de chá de chantilly, dispor num prato e regar com o chocolate quente!

Ficam óptimos e não me desiludiram mesmo nada!

terça-feira, 14 de junho de 2011

Massa Limonada - Aniversário do Blog da Belinha Gulosa

Olá! Resolvi utilizar esta massinha bem simples e muito boa para participar no desafio de aniversário do blog da Belinha! Acho que o Capuchinho Vermelho podia levar no cesto esta massinha, para lanchar (ou assim um lanche ajantarado) com a avozinha! Espero que gostem!



Era um Sábado, que se previa como os outros, mas que não foi nada! Eu tive que ir trabalhar de manhã, durante algum tempo, os gatos fugiram e foi complicado apanhá-los… Enfim, tinha as coisas programadas de uma maneira e saíram de outra completamente diferente! Como a vida costuma ser…
Eu tinha que fazer um bolo de aniversário para dar de presente à minha irmã, que fazia anos nesse dia e tinha convidado cerca de 30 pessoas para jantar! Por isso andava à pressa, entre as compras das coisas necessárias para o bolo e as compras lá para casa.
Perto das 15h ainda ninguém tinha almoçado lá em casa e começava a fazer-se sentir um ratinho no estômago.
Por isso, nada melhor do que uma massa rápida! E assim foi! Saiu esta belíssima massa limonada!
Ingredientes:
1 pacote de massa fresca
200 gr de miolo de camarão
4 fatias de chourição
Azeite, sal, pimenta, coentros em pó, alho
Salsa
Azeitonas sem caroço
1 Limão
Preparação:
Comecei por deitar no wok um fio de azeite e um dente de alho picado. Deixei fritar um pouco e juntei pimenta em grão e uma colher de café de coentros em pó. Misturei e deixei que as especiarias libertassem o seu aroma. Juntei o miolo de camarão descongelado e escorrido e o chourição cortado em tiras finas. Temperei de sal e deixei cozinhar cerca de 5min, até estarem com uma bonita cor rosada.
Entretanto pus uma panela com a água a ferver ao lume, na qual juntei sal e a massa. Deixei cozer 4min (conforme diz na embalagem). Retirei, escorri e reservei uma concha do calde de cozer a massa. Passei a massa por água fria, juntei aos camarões, envolvi, reguei com ½ concha do caldo e voltei a envolver.
Reguei com o sumo de limão, polvilhei com salsa picada e azeitonas sem caroço e servi!

Estava um óptimo almoço para um dia que estava a ser atribulado!

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Escalopes de Frango com Tomate e Mozarella



Na busca de outro tipo de refeições, sem tantas batatas, massa ou arroz (tudo por causa da balança), andei por aí de cozinha em cozinha e descobri este prato, que além de colorido é muito saboroso!
Ingredientes:
2 peitinhos de frango
1 bola fresca de mozarella
1 tomate
1oogr de espinafres
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
1 dente de alho
1 limão
½ lima
Preparação:
Comecei por cortar os peitinhos de frango em bifinhos. Temperei-os depois com sal, pimenta, o alho e sumo de limão.
Levei uma frigideira ao lume com um fio de azeite e cozinhei os bifinhos de frango de ambos os lados. Retirei e reservei. Na mesma frigideira salteei os espinafres, e temperei-os com sal, pimenta e sumo de limão.
Acrescentei os bifinhos de frango novamente à frigideira e tapei-os com os espinafres.
Entretanto cortei o tomate e a mozarella em rodelas.
Cobri os bifinhos de frango com o tomate e depois com a Mozarella, verifiquei o sal e a pimenta, tapei a frigideira e deixei cozinhar em lume brando até o queijo derreter.

domingo, 12 de junho de 2011

Salada de Cuzcuz com Atum, Tomate e Manjericão



Confesso que estou orgulhosa desta salada! É óptima e é uma refeição bem agradável. Foi num dia que ainda havia sopa e portanto, serviu para depois da sopa.
Ingredientes
75ml de cuscuz
75ml de água a ferver
Sal, pimenta e caril
1 lata de atum
1 tomate
½ pimento
Azeite
Alho
Preparação:
Eu faço sempre os cuscuz da mesma maneira: deito a massa numa taça, rego com igual quantidade de água a ferver, onde já tinha juntado sal e uma colher de café de caril, tapo com uma tampa e deixo hidratar cerca de 5min.
Entretanto, numa frigideira pus um fio de azeite, um dente de alho picado, o tomate cortado aos quadrados pequenos e o pimento também aos quadrados pequenos. Temperei com sal e pimenta e deixei cozinhar cerca de 5min.
Destapei os cuscuz, soltei-os com um garfo.
Ao preparado do tomate e pimento juntei o atum escorrido em lascas. Envolvi.
Depois é só juntar aos cuscuz, polvilhar de manjericão picado grosseiramente e servir.

É óptimo e leve. Também dá para fazer e levar para um piquenique ou um passeio!

sábado, 11 de junho de 2011

Sopa da Horta



A sopa é algo que me sabe melhor no Inverno, mas como tem legumes, faz muito bem e é óptima para quem tenta perder uns quilinhos, lá voltou à mesa.
Estava muito boa!
Ingredientes:
2 cebolas
½ batata doce
1 courgette
Rama de um alho francês
2 cenouras
Abóbora
Alho, salsa, sal e pimenta
Preparação.
Comecei por lavar e descascar todos os legumes. Numa panela deitei um fio de azeite, um dente de alho cortado em quatro e um ramo de salsa e mexi para os sabores se juntarem.
Juntei os restantes legumes cortados e deixei em lume brando cerca de 15min, a cozer com o vapor.
De seguida juntei água, sal e pimenta e deixei ferver cerca de 15min.
Triturei, juntei couve coração de boi cortada em juliana e deixei cozinhar.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Bifinhos de Peru "au" Caril



Ando a tentar esvaziar a minha arca, acabar com as coisas que tenho por lá para comprar mais carne. Não gosto de ter carne demasiado tempo congelada e prefiro ir comprando de vez em quando.
Estes bifes saíram do congelador um dia de manhã e iam ser grelhados, mas depois comecei a pensar e resolvi fazer um bocadinho diferente.
Ficaram muito bons!
Ingredientes:3 bifes de peru
Azeite
Sal, pimenta, alho moído, cominhos, orégãos em pó e caril
½ caldo de carne
½ copo e vinho branco
Preparação:Num tacho deitei o fio de azeite e o alho moído e deixei aquecer. Quando estava quente juntei uma colher de chá de cada uma das outras especiarias, mexi, para elas soltarem os sabores e juntei os bifes de peru cortados aos cubos.
Deixei cozinhar, mexendo sempre para não se pegar. Quando os bifes estavam dourados, juntei o caldo de carne e o vinho e deixei apurar tapado, em lume baixo.
Servi com arroz thai jasmine.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Quiche de Frango, Cogumelos e Presunto

Esta quiche, com uma salada de massa (idêntica à do posto anterior, mas com queijo feta) e um bolo de limão foram o nosso farnel para um belo fim-de-semana passado por terras alentejanas!
A quiche saiu muito bem e é sempre uma óptima sugestão. A salada de massa serviu para diversificar e também para fugir às batatas fritas de pacote, que nestes farnéis caem sempre tão bem, mas que não se podem comer muitas vezes. O bolo de limão foi uma boa ideia para os lanches, saboroso e muito fresco.
Vamos então à quiche! (Quero só deixar aqui uma nota de que esta é a primeira quiche que pode aparecer aqui… Não é uma ideia original, mas as minhas não saiam lá muito bem. Esta estava muito boa!)
Ingredientes:1 base de massa quebrada
½ frango (eu usei 2 pernas com coxas)
1 cebola
1 cenoura
1 ramo de salsa
Sal, pimenta, cravinho
1 lata de cogumelos laminados
5 fatias de presunto
1 pacote de natas
2 ovos
Noz-moscada
Preparação:
Comecei por cozer o frango em água temperada com sal, pimenta em grão, uma cenoura, uma cebola onde espetei os cravinhos e o ramo de salsa.
Forrei uma forma redonda com a base de massa quebrada, utilizando o papel vegetal que a base traz, piquei com um garfo e reservei no frigorífico.
Quando estava cozido, retirei, deixei arrefecer e coei o caldo, que guardei no congelador.
Depois de frio desfiei o frango. Numa frigideira deitei o presunto cortado em tiras e deixei tostar um pouco, sem gordura, porque a gordura do presunto é suficiente.
Na mesma frigideira alourei os cogumelos, depois de retirar o presunto.
Distribui o frango, os cogumelos e o presunto por cima da base.
Bati as natas com os ovos, temperei com umas pedras de sal (pouco). Pimenta moída na hora e um pouco de noz-moscada. Espalhei por cima da base, de modo a cobrir todos os ingredientes e levei ao forno, a 180ºC, cerca de 35min.
Deixei arrefecer, desenformei, parti em fatias e está pronta para levar!

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Massa Fresca com Tomate Seco

Esta massinha foi um jantar de Domingo, cheio de sol, depois de uma ida ao supermercado, onde vimos esta massa fresca. Eu gosto de massa fresca, acho que o sabor é diferente do da massa normal, e de vez em quando compro. Tem um problema em relação à outra massa, porque não dura tanto tempo, tem um prazo de validade. Eu quando compro tenho sempre em atenção o prazo de validade para não deixar estragar.
Esta é macarrão fresco. E a receita é mais uma sugestão, porque é muito simples e saiu muito boa!
Nota: “Os Jantares a 4 Mãos” estão a modos que parados porque os Domingos têm sido para passear ou de almoço em casa dos sogros (o que fez com que ninguém tivesse vontade de jantar), mas vão regressar!
Ingredientes:
1 pacote de massa fresca (usei macarrão)
Água qb
½ malagueta seca
Sal
Azeite
10 barras de delicias do mar
Tomate seco
1 bola de mozarella fresca
Sal e pimenta moída na hora
Preparação:
Numa panela deitei água a ferver, ½ malagueta seca e sal. Pus a massa a cozer (cerca de 4 min), retirei e escorri. Reservei uma caneca do caldo de cozer a massa.
Num wok deitei um fio de azeite, um dente de alho picado e deixei alourar. Juntei as barras de delicias do mar (cerca de 10 barras) e o tomate seco, escorrido e enxuto com papel de cozinha, cortado em pedaços e envolvi. Juntei a massa escorrida, uma concha de caldo de cozer a massa e mexi. Desliguei o lume, juntei o queijo mozarella aos quadrados, rectifiquei os temperos e deixei repousar cerca de 2min.
Servi de seguida, mas pode ser comida fria sem perder qualidades!

Uma refeição bem fácil, prática e rápida.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Férias!

Olá!

Estou de férias, desde o dia 1 e até ao dia 13, por isso não tenho aparecido muito pelos vossos cantinhos, nem tenho deixado comentários, mas dia 13 estou de volta!

Até lá boas receitas e um bom dia!

Pescada de Fricassé
















Eu gosto muito de fricassé, e se alguma vez tivesse que fazer um prato que me lembrasse a minha infância o “Fricassé” era uma opção! A minha avó materna era exímia a fazer fricassé, quer fosse de pescada, de frango… Muito bom mesmo! Eu já tinha tentado fazer uma vez, mas não ficou bom!
Desta vez saiu muito bem!
É um prato a repetir de certeza!
Ingredientes:
4 Lombos de Pescada
2 Gemas de ovo
1 Colher de farinha Maizena
1 Cebola
2 Dentes de Alho
1 Limão
1 Copo de vinho branco
½ Copo de caldo de peixe
Azeite
Sal, pimenta
1 Molho de Coentros
Preparação:
Comecei por picar a cebola e o alho finamente e num tacho deitei um fio de azeite, que deixei aquecer e juntei a cebola e o alho picados. Deixei alourar e juntei os lombos de pescada, que temperei com sal e pimenta preta moída na hora.
Deixei tomar gosto cerca de 2 min de cada lado, depois reguei com ½ copo de vinho branco e ½ copo de caldo de peixe e deixei apurar!
Quando fervia polvilhei com a colher de farinha e juntei o restante vinho. Deixei cozinhar cerca de 15 min até os lombos estarem tenros.
Retirei do lume e tirei os lombos de pescada para um prato. .
Entretanto desfiz as gemas com uma concha do molho de peixe, voltei a por o tacho ao lume, em lume brando e juntei as gemas, em fio, mexendo sempre para não cozer. Deixei ao lume cerca de 3min sem ferver, juntei os lombos de pescada e envolvi.
Polvilhei com coentros picados e servi de seguida.

Acompanhei com pura de batata, mas também é muito bom com batata cozida ou arroz basmati.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Trilogia - Empada XL




Esta também fez parte da trilogia para votação (é uma trilogia que já vai em muitos)… O aspecto não ficou bem como eu queria, mas de sabor estava óptima! Prefeito para um piquenique ou para um jantar volante, porque dá para fazer de véspera.
Ingredientes:
1/2 frango
1 cenoura
1 cebola
4 cravinhos
grãos de pimenta
1 raminho de salsa
5 colheres de sopa de vinagre
sal q.b.
1 pitada de noz moscada
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de maisena
2 gemas de ovo
350g de farinha
Preparação:
Levei uma panela ao lume com água e acrescentei o frango, a cenoura descascada, a cebola com os cravinhos espetados, os grãos de pimenta, a salsa, o vinagre e o sal. Quando o frango cozeu retirei, deixei arrefecer e desfiei. Coei depois o caldo ca cozedura e reservei.
Levei um tacho ao lume com o azeite e juntei o frango desfiado e a cenoura cozida previamente esmagada com um garfo. Desfiz a maisena e 1 gema de ovo num pouco de caldo da cozedura e acrescentei ao frango. Deixei engrossar acrescentando mais caldo, de modo a ficar um bechamel grosso. Rectifiquei os temperos e acrescentei a noz-moscada. Deixei arrefecer
Entretanto preparei a massa. Numa taça coloquei a farinha e acrescentei, pouco a pouco, o restante caldo da cozedura do frango até obter uma massa que se possa estender. Estendi a massa em dois discos e forrei com um, uma tarteira de fundo amovível. Espalhei sobre a massa o recheio de frango e fechei com o outro disco de massa pressionando bem as pontas para fechar.
Pincelei com a outra gema de ovo desfeita numa colher de sopa de água e levei a forno quente (200ºC) cerca de 40 minutos ou até a massa estar cozinhada e dourada.

Pode-se servir com uma salada verde ou legumes cozidos.

domingo, 5 de junho de 2011

Trilogia - Torres Frescas






Foram o acompanhamento do bolo de tomate seco! Resulta muito bem , porque para além de serem saborosas, são muito bonitas! Também fazem umas entradas muito bonitas!
Ingredientes:
1 Tomate chucha
1 Pepino
1 Queijo Fresco
Sal, pimenta preta, azeite e orégãos
Preparação:
Comecei por lavar muito bem o tomate e o pepino. Cortei o tomate em rodelas não muito grossas, descasquei o pepino em tiras (com o descascador de cenouras) e cortei rodelas finas. Escorri o queijo fresco e cortei rodelas de cerca de 0,5 cm de largura.
No prato de servir pus uma rodela de tomate, temperei com sal, pimenta preta moída na hora, um fio de azeite e orégãos. Por cima pus uma rodela de queijo fresco, outra de tomate, voltei a temperar, pus por cima duas rodelas finas de pepino e terminei com o tomate. Salpiquei com sal, azeite e orégãos.

sábado, 4 de junho de 2011

Trilogia - Bolo Salgado de Salmão Fumado e Mostarda Antiga

Este também fez parte da trilogia (de 4 pratos) que foram feitos em forma de experiência! Este teve uma nota 7 em apresentação e 8 em sabor (de 0 a 10)! É muito bom: o salmão fumado contrasta com o sabor da mostarda antiga! Vale mesmo a pena experimentar!
Ingredientes
180 g de farinha
3 ovos
1 iogurte natural não açucarado
75 ml de óleo
100 gr de salmão fumado
3 colheres de chá de mostarda à antiga
2 colheres de chá bem cheias de fermento
Preparação
Liguei o forno a 180 graus e untei uma forma de bolo inglês com manteiga e polvilhei com farinha. Numa tigela, misturei os ovos, o óleo, a mostarda e o iogurte. Adicionei a farinha e o salmão cortado aos pedaços. Temperei com sal e pimenta. No fim juntei o fermento delicadamente. De seguida deitei a massa na forma e coloquei imediatamente no forno, a 180ºC, cerca de 35min. Deixei arrefecer antes de desenformar e servi com salada de tomate aos cubinhos.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Trilogia - Bolo Salgado de Tomate Seco, Queijo Feta e Manjericão

Mais um da que foram avaliados! O júri foi muito bonzinho (este teve 9 em tudo), constituído pela Minha Pessoa e por mais algumas pessoas, até sem saberem que era para uma avaliação! Este ganhou sem dúvida e com todo o mérito! É um bolo excelente, que fica bem como entrada ou como refeição principal, se acompanhado com uma salada verde ou com uma salada em torre!
Ingredientes
150 gr de farinha
1 colher (chá) de fermento em pó
3 ovos
100 ml de azeite
150 ml de leite
15 folhas de manjericão
100 gr de tomate seco em azeite
150 gr de queijo feta
sal & pimenta moída no momento
margarina para a forma
Preparação
comecei por ligar o forno a 180ºC. Untei uma forma de bolo inglês com margarina e polvilhei com farinha. Numa tigela grande, misturei a farinha com o fermento, juntar os ovos e envolvi com uma vara de arames. De seguida adicionei o azeite e o leite. Misturei muito bem com a vara de arames até obter uma massa lisa e homogénea e reservei.
Cortei as folhas de manjericão em tiras finas. Escorri e sequei os tomates secos com papel absorvente e piquei grosseiramente. Sequei também o queijo com papel absorvente e cortei-o em cubos pequenos. Juntei o manjericão, o tomate seco picado e os cubos de queijo à massa. Temperei com sal (pouco, pois o queijo e o tomate já têm bastante) e pimenta. Envolvi muito bem com uma colher de pau. Deitei a massa na forma e levei ao forno por 35 minutos, a 180ºC. Retirei o bolo do forno e deixar amornar ligeiramente. Desenformei sobre uma rede ou grelha, de lado, para que conserve a forma. Servi frio acompanhado com “Torres Frescas”.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Trilogia - Bolo Salgado de Atum e Cogumelos

Este bolo foi feito para ser avaliado (com mais alguns que vão por aqui aparecer). Recebeu um 7 (que incluí o sabor e a apresentação), numa escala de 0 a 10!
Ingredientes:
2 Latas de atum
220 gr de Farinha com fermento
1 Lata de cogumelos laminados
4 ovos
100 ml de vinho branco
100 ml de azeite
1 colher de sopa de orégãos
Sal e pimenta q.b.



Preparação:
Pré-aquecer o forno à 210°C.
Comecei por untar e forrar o fundo de uma forma de bolo inglês com papel vegetal. Numa tigela, misturei a farinha, o sal e a pimenta, adicionei os ovos, o vinho e o azeite e bati bem com a batedeira. Depois, juntei o atum, previamente desfeito com um garfo, e os orégãos. Mexi até ficar homogéneo.
Coloquei metade desta massa na forma, cobri com os cogumelos cortados às fatias, e deitei por cima a restante massa. Levei ao forno 40 a 45 minutos, a 200°C.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Croissant de Legumes

Esta é a receita da entrada de Domingo de Páscoa! Estava bom, mas em vez da massa folhada usei massa para croissants e é claro que não saiu muito bem, porque essa é uma massa preparada para croissants doces… Mas é uma entrada diferente e super fácil de fazer! Da próxima vez vou usar massa folhada!
Ingredientes:
1 Pacote de massa folhada
2 Cenouras
5 Colheres de sopa de milho doce
½ Pacote de queijo em cubinhos
1 Gema de ovo
Preparação:
Estender a massa e cortar em rectângulos.
Lavar bem as cenouras, descascá-las e ralar com a parte grossa do ralador.
Numa tigela juntar a cenoura, o milho e o queijo em cubinhos.
Rechear cada triângulo de massa com estes legumes e fechar, enrolando da parte mais larga até ao fim.
Pincelar com gema de ovo batida e levar ao forno, cerca de 20 min ou até estar dourado.
Servir morno ou frio!