terça-feira, 30 de novembro de 2010

Os meus bombons...

:(

Este fim-de-semana tentei fazer bombons… Tinha visto bombons com muito bom aspecto e fiquei a pensar que também podia fazer. Fica muito bem como um mimo natalício… Infelizmente não correu muito bem desta vez e nem tirei fotos, porque tive vergonha. Amanhã vou voltar a fazer e desta vez acho que vai correr bem, porque entretanto descobri onde errei! Depois dou noticias!

domingo, 28 de novembro de 2010

A MFP


A MFP é muito usada cá em casa... Desde que a comprámos quase não compramos pão fora, a menos que nos esqueçamos de pôr pão a fazer... Não faço grandes receitas, não tenho inovado muito... Faço um pãozinho saboroso e que nós gostamos!

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Jantar de aniversário

Ontem houve jantar de aniversário lá em casa! Foi a avó que fez anos e juntaram-se os netos todos lá em casa! Foi um jantar bonito e a avó ficou muito contente!

A ementa foi:

Beringelas grelhadas com queijo mozarella

Estas bruschettas

Rolo de Carne com batatinhas no forno e arroz branco

Mousse de Limão

Bolo de aniversário

O pão saiu da nossa MFP, quentinho e bonito... Estava muito bom! O vinho foi o primo que trouxe e era muito agradável. Para entrada houve um Moscatel de Setúbal!

Foi um bom jantar, mas o importante foi que fizemos a avó muito feliz!

Passemos então às receitas!

Batatinhas no forno

Batatas qb (tenho feito com batatinhas novas, mas como ontem não tinha fiz com batatas grandes)

Sal, pimenta, colorau, piri-piri, salsa picada, manjericão e azeite

Descascam-se as batatas e cortam-se às rodelas não muito finas (quando faço com as batatas novas não descasco, lavo e raspo; corto ao meio). Dispõem-se as rodelas de batata num tabuleiro de ir ao forno (não podem ficar sobrepostas) , deita-se sal, pimenta, colorau, piri-piri e rega-se de azeite, polvilha-se com as ervas picadas e vai ao forno cerca de 40 min. (ou o tempo suficiente para ficarem douradas e sequinhas).

São um óptimo acompanhamento, que não custa nada a fazer e ficam muito bem quer com carne quer com peixe! São uma óptima alternativa às batatas fritas, porque não fazem tanto mal.

Mousse de Limão

3 Limões

150 gr de Açúcar

3 ovos

Água

Num tachinho põe-se o sumo de limão, igual quantidade de água, 3 gemas de ovos e o açúcar. Vai ao lume em banho-maria, mexendo sempre até ficar em creme, mas sem ferver.

Numa tigela batem-se as claras em castelo bem firmes e junta-se ao preparado anterior, suavemente, de cima para baixo, para não partir as claras. Vai ao frigorífico 2 ou 3 horas. Decora-se com cascas de limão cortadas às tirinhas.

Muito bom, muito fresquinho e nada enjoativo!

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Massa à minha moda

Ontem apetecia-me massa... Eu adoro massa e acho que era capaz de comer massa todos os dias! A minha pessoa esta semana tem chegado mais tarde a casa e eu chego e vou-me entretendo a fazer coisas várias! Mas gosto de ter o jantar pronto à hora da minha pessoa chegar! Gosto de mimar quem amo! E para mim cozinhar é um mimo, é uma forma de demonstrar o meu amor! Porque me empenho, porque cozinho com amor! Ontem foi bem simples, mas mesmo assim feito com muito amor e com muita vontade mimar quem eu sabia que ia chegar do trabalho mais tarde!
E correu bem... Comemos pãozinho quente que tinha saído há pouco da MFP (que não é devidamente apreciada por aqui), com manteiga com sal (comprada no Intermarche, salve a publicidade)! E abri uma garrafa de vinho tinto que estava esquecida lá por casa! Muito bom!
Então é assim:
Ingredientes:
Massa (eu usei lacinhos, mas cada um faz a que quiser)
Água
Sal
Pimenta
Azeite
Alho em pó
Miolo de camarão
1 Lata de atum
1 Lata de cogumelos
Milho
4 Colheres de sopa de polpa de tomate
1/2 Pacote de natas
Salsa picada
Manjericão seco
Numa panela pus a água ao lume, com sal e um fio de azeite e deixei ferver. Depois juntei a massa, mexi, para não se colar e deixei cozer por 7 min. Retirei e passei para um escorredor, onde passei por água fria, para parar a cozedura e manter a massa solta.
Numa frigideira grande (eu usei o wok) deitei um fio de azeite e alho picado. Deixei aquecer, deitei os cogumelos até alourarem, depois juntei o milho, o miolo de camarão, o atum, salpiquei com a salsa e o manjericão, temperei com pimenta preta e umas pedras de sal e deixei cozinhar cerca de 3 minutos. Depois juntei a polpa de tomate, mexendo sempre com cuidado para não desfazer demais os restantes ingredientes, e quando estava tudo ligado juntei 1/2 pacote de natas, mexi e deixei ferver uns minutos.
Numa travessa deitei a massa e por cima o atum e servi polvilhado de salsa.
Muito bom!

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Bolo de Cenoura e Laranja com calda

Vi este bolo com calda de chocolate num blog, que confesso que já não sei qual é (estive agora a tentar encontrar, mas não descobri, por isso peço desculpa). Resolvi logo experimentar, mas decidi fazer uma alteração: não fiz a calda de chocolate, porque achei que tinha pouco a ver! Fiz uma calda de laranja, que ficou muito agradável!
Vamos então à receita:
Ingredientes
2 Cenouras
3 Laranjas
1 Chávena de Açúcar + 2 colheres
1 Chávena de Farinha
1/2 Chávena de óleo
3 Ovos
1 Colher de chá de fermento
Preparação:
No copo do liquidificador juntam-se as cenouras raladas, a casca da laranja (que descasquei para poder tirar a parte branca), a laranja cortada aos bocados e sem caroços, o açúcar, o óleo e os ovos. Bate-se tudo até ficar homogéneo.
Na tigela da batedeira juntei a farinha, com o fermento e depois foi deitando o preparado anterior, em fio e mexendo sempre até estar bem ligado.
Deitei numa forma (uso de silicone, por isso não é necessário usar manteiga para barrar) e pus no forno cerca de 25 min, a 220º.
Retirei do forno 5 minutos depois de desligar.
Entretanto preparei a calda: espremi as restantes 2 laranjas, pus num tachinho, juntei 2 colheres de açúcar e deixei ferver para engrossar um pouco.
Desenformei o bolo já frio, piquei com um palito e cobri com a calda.
Muito bom mesmo! Foi um sucesso! E vou repetir com certeza!

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

O fim de semana que passou a correr e bruschettas à minha moda

Este fim-de-semana passou a correr (como todos aliás) e não houve grandes cozinhados na minha cozinha! Esqueci-me das receitas no local de trabalho e depois não houve queijadinhas para ninguém! mas não está esquecido! Mas ainda houve tempo para umas entradas muito boas, uma quiche de atum muito saborosa e um bolo muito, mas mesmo muito agradável!
Bruschettas
Para 2 pessoas
2 Fatias de pão (usei um que fiz, e que já tinha 3 dias)
Azeite
Alho
Maionese
Delicias do mar
Miolo de camarão
Tomate Cherry
Manjericão
Salsa
Sal
Pimenta
Coloquei as 2 fatias de pão num tabuleiro, reguei com azeite e deitei alho por cima. Levei ao forno para tostar cerca de 5 minutos. Retirei do forno, barrei com maionese e por cima deitei as delicias do mar às rodelas finas, o miolo de camarão descongelado, o tomate partido ao meio, polvilhei com sal e pimenta e salpiquei de manjericão e salsa picada. Levei ao forno por mais 10 minutos, retirei e servi quente!
Muito boas! Servem de entrada, mas se houver sopa também se tornam um complemento à refeição muito agradável!

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

As ementas lá de casa

Este fim-de-semana lá por casa vai haver Queijadinhas de Laranja, Bola de Carnes e para o almoço de Domingo em casa dos pais da Minha Pessoa, Bolo de Cenoura e Laranja com Calda de Chocolate!! :) :)

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Queques com chocolate

No fim-de-semana comprei formas de silicone para fazer queques (eu gosto muito de formas de silicone, sai tudo muito bem e é fácil, porque evita ter que untar as formas antes... normalmente só as passo por água fria, mas nem sempre). Depois fiquei a pensar que tinha que fazer queques para estrear as formas... Ontem procurei algumas receitas e resolvi fazer uma adaptação.
Cá vai a receita:
Ingredientes
100 gr Farinha de milho
150 gr de Farinha de trigo
2 Colheres de chá de fermento em pó
150 gr de Açúcar amarelo
1 Ovo
4 Colheres de sopa de manteiga
1,5 dl de Leite
Chocolate Negro qb
Preparação:
Numa tigela pus a manteiga a derreter no micro-ondas alguns segundos. Numa taça grande (a da batedeira) juntei a farinha, o fermento e o açúcar. Numa outra tigela juntei o leite, o ovo e a manteiga derretida até estarem os ingredientes todos misturados.
Com a batedeira ligada juntei os ingredientes líquidos aos sólidos e deixei bater cerca de 5 minutos.
Parti chocolate negro em bocadinhos pequenos.
Deitei uma colher de massa em cada forma de silicone, no meio deitei um bocadinho de chocolate e enchi a forma até + ou - 2/3 com a restante massa.
Levei ao forno pré-aquecido a 180º mais ou menos 25 minutos.
Ficaram muito bonitos e saborosos! As formas também ajudaram, uma vez que são em feitio de flor... Claro que não há bela sem senão e eu esqueci-me do fermento. Cresceram pouco, mas para a próxima vou ter mais cuidado. Vou experimentar outras versões, uma vez que se pode por doces de fruta, raspa de limão ou laranja na massa... Mas vou experimentando e vou dizendo como ficam!
PS - Mais uma vez peço desculpa pela falta de fotos... Mas hoje ainda vou tirar para pôr aqui!

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Broas Boas


Eu gosto mesmo muito de broas e ao chegar a este tempo lembro-me sempre das que a minha mãe fazia! Que boas que eram! Resolvi então iniciar-me na arte de fazer boas broas! Pesquisei e descobri uma receita que me pareceu mesmo bem para aquilo que queria fazer. Da 1ª vez que fiz nem o cão (um pastor alemão) lhes conseguiu meter o dente, mas desta vez já correu muito melhor! Tão bem que quase que já não há…
Aqui fica a receita:
Ingredientes
500 gr de Farinha (uso 250gr de farinha de milho e 250 gr de farinha de trigo)
2 Colheres de chá de fermento

1,25 dl de Água
1,5 dl de azeite
5 Colheres de sopa de mel
250 gr de Açúcar (uso açúcar amarelo)
5 Colheres de chá de canela
4 Colheres de chá de erva-doce

Preparação:
Num tacho deitar todos os ingredientes, excepto a farinha e o fermento, e misturar bem. Por ao lume e deixar ferver, mexendo de vez em quando para que fiquem bem misturados.
Numa tigela grande deitar as farinhas e o fermento. Quando os restantes ingredientes ferverem, juntar à farinha e bater até fazer uma massa uniforme.
Tender broas (se se deixar arrefecer um pouco a massa é mais fácil e não cola tanto às mãos, se for necessário usar um pouco de farinha para tender), dispô-las num tabuleiro forrado de papel vegetal, pincelar com um ovo batido e colocar nozes partidas em cima de cada uma (também se podem usar outros frutos secos).
Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante 15 minutos. Se necessário deixar mais alguns minutos, mas nunca deixar muito tempo para não ficarem rijas. Retirar do tabuleiro e por num saco, para não secarem completamente. Eu utilizo normalmente um saco de pano.

Muito boas!
PS - Estas fotos são das 1ª que fiz... das 2ª não tive tempo porque voaram... Mas vou fazer mais e deixo aqui registo... As próximas vão direitinhas aos meus amigos que ainda não provaram nenhuma!

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Bananas aromáticas

Aqui fica uma sugestão de fim-de-semana: são umas bananas que se fazem muito rápido e não custa mesmo nada! Ficam muito boas e são uma sobremesa diferente!
Ingredientes:
(para 2 pessoas)
2 Bananas
1 Laranja
1 Colher de chá de manteiga
2 Colheres de Moscatel (ou Vinho do Porto)
1 Colher de sopa de mel
Canela qb
Numa frigideira derrete-se a manteiga com duas cascas de laranja (cortar finas, sem a parte branca). Quando estiver quente põe-se as bananas a alourar de ambos os lados. Entretanto espreme-se a laranja e ao sumo junta-se o mel e o Moscatel. Rega-se por cima das bananas já alouradas, deixa-se engrossar o molho durante 3 min (+ ou -).
Tira-se para o prato, rega-se com o molho e salpica-se de canela.
Muito bom e uma bonita sobremesa!
Bom fim-de-semana!

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Magusto

Hoje é dia de S. Martinho, dia de Magusto... Na zona onde moro é feriado, mas na zona onde trabalho não... De qualquer forma ontem foi noite de S. Martinho e houve um jantar especial, para comemorar a 14ª noite de S. Martinho na nossa casa nova!
Para as entradas houve castanhas assadas, queijo "Palhais" Gourmet, pãozinho quente e manteiga com grãos de sal do mar!
O prato principal foi entrecosto assado no forno com batatinhas assadas! Tudo acompanhado de um vinho tinto muito agradável!
A sobremesa desta vez não saiu lá muito bem... Foi uma tentativa de fazer um crumble falhada, mas vou continuar a insistir até fazer o crumble perfeito (ou quase)!
Vamos então à receita do entrecosto e das batatinhas!
Entrecosto assado no forno
Ingredientes (para 2 pessoas)
800 gr de entrecosto (ainda sobrou para mais uma refeição)
Azeite
Sal
Massa Pimentão
Massa de Alho
Louro
Pimenta
Pimentão Doce
1 Malagueta
4 Colheres de Cerveja
Num tabuleiro que possa ir ao forno rega-se o fundo com azeite e põe-se o louro. Numa tigela grande unta-se o entrecosto com massa pimentão e massa de alho até estar bem envolvido. Depois coloca-se no tabuleiro, tempera-se com umas pedras de sal (pouco, porque a massa pimentão e a massa de alho já são salgadas), deita-se pimenta preta, colorau (pimentão doce), rega-se com mais um fio de azeite e esmaga-se a malagueta lá para dentro. Rega-se com a cerveja e vai ao forno pré aquecido a 180º até estar tostado de ambos os lados. Convém ir verificando e virando a peça de carne para ficar tostada por igual!
Batatinhas assadas
Batatas pequenas
Azeite
Sal
Pimenta
Colorau
Salsa
Manjericão seco
Lavar muito bem as batatas e cortá-las ao meio (ou em 4, conforme o tamanho; as que comprei eram mesmo muito pequenas, por isso a maior parte foi cortado ao meio). Dispo-las num tabuleiro que possa ir ao forno numa camada única. Regar com azeite, temperar com sal, pimenta, colorau, salsa picada e manjericão seco. Pôr no forno e deixar tostar!
São um óptimo acompanhamento, diferente das batatas fritas, que fica muito bom!
Nota: desta vez não houve fotos... Falha nossa...

domingo, 7 de novembro de 2010

Bolo de Laranja... e foi assim a noite de Sexta-feira!!!


A semana passa a correr (e o fds ainda mais), e agora há uma nova regra cá em casa: durante a semana não se fazem sobremesas e evitam-se os fritos, por isso comem-se muitas sopas (como se tem visto pelos últimos post), grelhados e chá!
Assim, ao fim-de-semana tiramos a barriga da miséria! E este não foi excepção. Na Sexta-feira vinha fazer broas, quando percebi que não tinha comprado mel... Por isso resolvi fazer um bolo de laranja!
E foi uma muito boa opção!

Ingredientes:
4 Laranjas
1 Iogurte natural
1 Copo de iogurte de óleo
3 Ovos
200 gr de Farinha
150gr de Açúcar + 3 colheres
1 Colher de chá de fermento

Lavam-se duas laranjas, cortam-se, retiram-se os caroços e partem-se para dentro do copo do liquidificador. Juntam-se os ovos inteiros, o iogurte e o óleo. Bate-se 3/4 min até estar tudo ligado.
Numa tigela junta-se a farinha, o açúcar e o fermento. A estes junta-se o preparado anterior, numa batedeira, mexendo sempre, até formar uma massa homogénea.
Deita-se na forma (eu usei de silicone e por isso não precisei de untar), e vai ao forno pré-aquecido a 180º durante + ou - 40min (depende do forno e da forma usada).
Entretanto, num tacho deita-se o sumo das outras 2 laranjas e as 3 colheres de açúcar, mistura-se e deixa-se ferver durante + ou - 5 min.
Quando o bolo estiver cozido, retira-se do forno, pica-se com um garfo (ou um palito) e deita-se a calda de laranja. Desenforma-se frio (ou quase) para um prato fundo, porque a calda faz molho.
Muito bom!!! Mesmo!!!

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Sopas e sopinhas!

Lá por casa continuam a reinar as sopas! O tempo já pede, é uma comida muito saudável, que é fácil de aquecer e que sabe sempre bem!
Por isso aqui deixo a sopa que fiz ontem:
Sopa de feijão verde
200 gr de Feijão verde
200 gr de Abóbora
2 batatas pequenas (ou 1 média)
1 Courgette
1 Ramo de Salsa
2 Dentes de alho
3 Cebolas
Azeite, água, sal e pimenta qb
Comecei por descascar e lavar todos os legumes (excepto o feijão verde). Cortei-os aos quadrados pequenos e reservei.
Numa panela pus um fio de azeite (até cobrir o fundo) o alho picado e a salsa e deixei alourar. Juntei os legumes aos quadrados e fui mexendo, até estarem todos a ficar molinhos! Depois foi só juntar o sal e a pimenta e deixar cozinhar mais 3 minutos. Entretanto pus água a aquecer na chaleira eléctrica e quando estava a ferver deitei por cima. Deixei cozer bem.
Lavei e cortei o feijão verde em tiras finas e depois da sopa triturada deitei o feijão para cozer durante 10 min. E está a sopa terminada e que bem que cheira cá por casa!
Nota - Na sopa de feijão verde é tradição juntar segurelha, que agora já se vende em pacotes. Eu não tinha, mas vou tentar comprar porque gosto muito do sabor. Faz-me lembrar o tempo das sopas em casa da minha avó, que é do Alentejo e usa essas ervinhas todas na comida!

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Julie& Julia


Ontem foi dia de ver este filme, lá por casa! Um filme do qual gostei bastante, cheio de receitas e de comidas que devem ser deliciosas, que me deu a conhecer uma cozinheira de mão cheia (como se costuma dizer), Julia Child e que me fez pensar! Revi-me na Julie, a personagem do Séc. XXI, que não vive satisfeita com o seu trabalho e que se realiza na cozinha! Que encontra a estabilidade que não tem fora de casa, em casa, na cozinha... onde sabemos que se batermos claras elas ficam em castelo e se juntarmos uma colher de farinha os molhos ficam mais grossos! Eu também sou um bocadinho assim: tenho sorte, muita sorte, em muitas coisas, mas a minha vida profissional não é estavél, nem me dá equilibrio... Esse encontro-o em casa, na minha relação, na minha pessoa e na cozinha!

Quem ainda não viu que veja, porque é um filme doce!

Passei por cá...

Só para dizer que a cozinha lá de casa tem andado mais parada porque iniciámos uma formação e temos as noites ocupadas durante a semana... As noites que não estamos em formação, tentamos fazer coisas saudáveis, e comer sopa todos os dias! Assim, não há grandes receitas...
No entanto este fim-de-semana a cozinha esteve a 100% e vou deixar aqui, esta semana, as ementas do fim-de-semana e respectivas receitas!